SOBRE NÓS

ACADIC

A ACADIC (Associação Cultural Aracanguaense de Difusão Comunitária), é uma empresa de natureza pública, sem fins lucrativos, sediada em Santo Antônio do Aracanguá, interior de São Paulo e mantenedora da rádio EVIDÊNCIA, (emissora FM de baixa potência, autorizada pelo Ministério das Comunicações).

Constituída por membros da sociedade local, a ACADIC é uma organização laica e apartidária, aberta a participação e fiscalização popular. Objetivando atender e prestar serviços de utilidade pública; por meio do apoio ao crescimento social, cultural e econômico. Promovendo a informação, pluralidade cultural e lazer, contribuindo assim, para o desenvolvimento da cidadania e qualidade de vida da população.

EVIDÊNCIA FM

A Rádio Evidência FM começou a ser estruturada em 09 de outubro de 2001, quando foi realizada a primeira assembleia para a fundação da Associação Cultural Aracanguaense de Difusão Comunitária (ACADIC). A reunião foi realizada no Clube Aracanguaense Paulista, localizado na rua Santo Antônio do Aracanguá, nº 46, na sede do município de Santo Antonio do Aracanguá e envolveu vários representantes da comunidade local.

Depois de definidas as linhas de ação, tiveram início os trâmites para viabilizar a instalação da emissora, com a elaboração de projetos, estudos técnicos e encaminhamento do pedido ao Ministério das Comunicações e Agência Nacional de Telecomunicações.

Após vencer todas as etapas necessárias para a instalação a emissora foi inaugurada em 10 de julho de 2005, com a presença de autoridades locais e regionais. O evento foi marcado por um grande show em frente a sede da emissora, com a participação de artistas de várias regiões.

O fundador e ex-presidente da Acadic, Sebastião José dos Santos, o Cutia, destaca que o município sempre teve a necessidade de um veículo de comunicação que realmente pudesse oferecer a cidade o que ela precisava. Nós ouvíamos outras emissoras, da região, mas as informações, as músicas e até os locutores pareciam distantes. Sem o calor que a comunidade precisava. Foi aí que surgiu a ideia, o sonho, de implantar a Evidência FM, disse.

Ele afirmou que o processo de instalação foi bastante demorado. São muitos papéis, autorizações, vistorias e decisões que são tomadas em Brasília, para liberar uma rádio comunitária. Neste sentido é preciso destacar o apoio do prefeito Roberto Junqueira de Andrade Filho, o Robertinho, e da Câmara Municipal, que não mediram esforços para a implantação da emissora. Além deles, o deputado Vadão Gomes, que sempre foi atencioso e prestativo, em Brasília, para viabilizar os contatos com o Ministério das Comunicações e com a Anatel. Além de outras pessoas e empresas, que viabilizaram os projetos, equipamentos e toda a estrutura para tornar esse sonho uma realidade. A Aralco, por exemplo, ajudou na aquisição do programa de computador que faz da Evidência FM uma das mais modernas da região.

Através da Evidência FM, as pessoas que moram em Santo Antonio do Aracanguá, Vicentinópolis e Major Prado, além da extensa área rural do município, ficam bem informadas e podem desfrutar de uma programação que é feita por elas mesmas. Cutia destacou ainda que a partir da fundação da emissora, as autoridades também passaram a ter espaço para falar com a comunidade, com a participação de políticos locais e de personalidades como a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy e o deputado Barros Munhoz, entre outros deputados e secretários de estado. Graças a Deus estamos conseguindo desenvolver um trabalho satisfatório, que vem ao encontro das necessidades do município e das pessoas. Esse era e é o grande desafio, que vamos sempre perseguir”, ressaltou o ex-presidente da Acadic que, agora, ocupa a função de Supervisor Geral da emissora.

0 comentários:

Postar um comentário